|Método Agil for Business

Desenvolvemos nosso método de trabalho inspirados em movimentos inovadores como Desenho de Produtos Centrado no Cliente e Gestão Ágil de Projetos.

Utilizando Design Thinking e Scrum como metodologias de base, selecionamos e adaptamos conceitos, práticas e ferramentas para orientar o planejamento, execução e controle de projetos e processos, com o propósito de alcançar metas e objetivos de negócio de forma contínua e sustentável.

 
pic_sistemas_01

 

Método Agil for Business

pic_sistemas_01

 

1. Fase de Planejamento

A principal finalidade da Fase de Planejamento é a confirmação da solução/produto a ser entregue (o quê) e a forma de execução do trabalho para alcançar o resultado desejado (como). A Fase de Planejamento é executada em quatro etapas: Definição, Modelagem, Planejamento da Solução e Planejamento da Execução.

1.1 Etapa de Definição

A partir do entendimento inicial do problema a ser resolvido ou oportunidade a ser aproveitada, conduzimos o trabalho de levantamento e pesquisa para confirmar as necessidades reais a serem atendidas, como também descobrir necessidades ainda desconhecidas pelas partes envolvidas. Com base nas informações obtidas, elaboramos uma Análise de Contexto para suportar o trabalho de modelagem da solução/produto, realizado na etapa seguinte.

1.2 Etapa de Modelagem

Orientados pelas informações da Análise de Contexto, elaboramos e avaliamos alternativas de solução de forma colaborativa, envolvendo todas as partes envolvidas. Neste ponto utilizamos extensamente recursos de modelagem e experimentação, como diagramas, storyboards, protótipos, simulações etc., para aumentar a qualidade das decisões com relação as opções disponíveis. Uma vez definida a solução/produto que irá alcançar os resultados esperados, elaboramos a Visão de Solução para direcionar o trabalho de planejamento nas etapas seguintes.

1.3 Etapa de Planejamento da Solução

Através do desdobramento da meta principal a ser alcançada pela solução/produto, chegamos aos requisitos funcionais necessários para conseguir o resultado final esperado. Uma vez definidos, os requisitos são priorizados para efeito de determinação de sua importância/criticidade e também estimados em termos de esforço. O resultado final deste trabalho é chamado de Lista de Requisitos.

1.4 Etapa de Planejamento da Execução

Orientados pela Lista de Requisitos, definimos a estratégia de produção e entrega da solução/produto final. Esta definição leva em conta fatores como objetivos e metas a serem alcançadas, infraestrutura técnica, viabilidade financeira e orçamentária, aspectos comerciais e de mercado, questões legais, restrições e riscos diversos, como também a estrutura de recursos para condução das atividades necessárias. O Plano de Execução gerado ao final desta etapa direciona o planejamento e execução da fase seguinte.

 

2. Fase de Execução

O Propósito da Fase de Execução é a entrega da solução/produto final, de acordo com o plano elaborado na fase anterior. O trabalho é realizado de forma iterativa e incremental, através do planejamento e execução de ciclos de trabalho. Cada ciclo tem duração pré-definida e entrega uma parte da solução/produto para validação pelas partes envolvidas. Dessa forma conseguimos a flexibilidade necessária para o tratamento de mudanças e descobertas que ocorrem ao longo do caminho, como também reduzimos significativamente os riscos decorrentes de períodos longos de execução. O feedback obtido através da cada entrega orienta o planejamento e a execução do ciclo de trabalho seguinte. Cada ciclo de trabalho é executado em quatro etapas: Planejamento, Execução, Validação e Retrospectiva.

2.1 Etapa de Planejamento do Ciclo

A partir do Plano de Execução elaborado, selecionamos os itens da Lista de Requisitos que serão produzidos no ciclo de trabalho. Com base nos itens selecionados, também definimos uma meta para o ciclo, que deve ser um desdobramento da meta principal da solução/produto a ser entregue. Para facilitar o processo de validação, os requisitos selecionados devem permitir, sempre que possível, a entrega de uma parte mensurável da solução/produto, para que possa ser efetivamente validada e comparada à meta final do ciclo. Por fim, a equipe desdobra os requisitos em tarefas e determina a melhor forma de execução, com base nos recursos disponíveis e restrições conhecidas.

2.2 Etapa de Execução do Ciclo

Com os requisitos selecionados e a estratégia de produção e entrega definidas, o trabalho é conduzido pela equipe com o apoio de ferramentas de controle específicas como o quadro de tarefas e o gráfico de progresso do trabalho. Para garantir o alinhamento dos integrantes da equipe com relação ao alcance da meta estabelecida, durante o período de execução do ciclo são realizadas reuniões diárias de sincronização com duração aproximada de 15 minutos.

2.3 Etapa de Validação da Entrega

Após o encerramento do ciclo de trabalho, a solução/produto é apresentado aos clientes/usuários-finais para que os requisitos funcionais selecionados no planejamento do ciclo sejam validados e experimentados. Através do feedback obtido, definimos os ajustes necessários e planejamos o próximo ciclo de trabalho.

2.4 Etapa de Retrospectiva do Ciclo

Ao final de cada ciclo e após a validação da entrega, a equipe avalia a forma de execução do trabalho e os resultados alcançados, com a finalidade de identificar oportunidades de melhoria. As ações definidas são aplicadas para otimização de resultados nos ciclos de execução seguintes. Essa prática assegura a evolução contínua do processo de entrega e o aumento dos níveis de produtividade da equipe.

 

3. Fase de Controle

A Fase de Controle corresponde ao conjunto de atividades conduzidas ao longo de todos os ciclos de execução do trabalho. Sua finalidade é assegurar que a meta principal do produto/solução seja alcançada a partir do alcance das metas desdobradas nos ciclos de trabalho. Com base nos feedbacks obtidos através das entregas realizadas em cada ciclo, são realizados os ajustes necessários para garantir que o resultado gerado está alinhado com a meta principal da solução/produto.

logo

Av. Queiróz Filho 1700 VillaA Casa 57

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.